Factos índices previstos no art. 20.º do CIRE

O art. 20.º do CIRE enuncia diversos factos indices que configuram a situação de insolvência, a saber, entre outros "...a) Suspensão generalizada do pagamento das obrigações vencidas; b) Falta de cumprimento de uma ou mais obrigações que, pelo seu montante ou pelas circunstâncias do incumprimento, revele a impossibilidade de o devedor satisfazer pontualmente a generalidade das suas obrigações; d) Dissipação, abandono, liquidação apressada ou ruinosa de bens e constituição ficiticia de créditos; e) Insuficiência de bens penhoráveis para pagamento do crédito do exequente verificada em processo executivo movido contra o devedor.


No Acórdão do Tribunal da Relação de Guimarães de 03-03-2011, proc. n.º 350/11.0TBBCL.G1, acessível em www.dgsi.pt, decidiu-se: "O devedor tem apenas pressupostos de facto a que aludem as diversas alineas do n.º 1 do art. 20.º do CIRE, sendo que a propositura de diversas acções judiciais por não pagamento de dividas contra aquele por parte dos credores, reveladora da sua impossibilidade de satisfazer pontual e globalmente as suas obrigações, é de molde a traduzir sumariamente um desse factos-índice de insolvência"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Verificação Ulterior de Créditos - Ac. do TRP de 10-04-2014

Na ação administrativa de oposição à aquisição de nacionalidade portuguesa, a propor ao abrigo do disposto nos arts. 09.º, al. a) e 10.º da Lei n.º 37/81, de 03 de outubro [Lei da Nacionalidade] na redação que lhe foi introduzida pela Lei Orgânica n.º 2/2006, de 17 de abril, cabe ao Ministério Público o ónus de prova dos fundamentos da inexistência de ligação efetiva à comunidade nacional

Garantia bancária "on first demand"