Bretescar está insolvente


OJE/Lusa
23/01/2013

A Bretescar, empresa representante de uma marca americana de automóveis em Torres Vedras, está em insolvência com 5,6 milhões de euros de dívidas, em consequência da crise que afeta o setor.
   
A insolvência foi pedida pela própria empresa de comércio e reparação de automóveis em fevereiro de 2012, por "dificuldades de tesouraria" que, dada a crise no setor, a levaram a acumular prejuízos.
 
Devido às dificuldades financeiras, a empresa encerrou os espaços que possuía no Bombarral e em Peniche, atrasou-se a pagar salários e acabou por despedir 52 trabalhadores, passando a ter apenas 25, mas mantém-se em atividade.
 
A insolvência foi declarada ainda nesse mês, uma vez que "não está em condições de cumprir as suas obrigações vencidas com os credores", lê-se na declaração que consta do processo judicial, a que a agência Lusa teve acesso.
 
Para administrador de insolvência foi nomeado Arnaldo Pereira que, no seu relatório elaborado em abril de 2012, aponta como causas a "desfavorável conjuntura internacional que atingiu o país e o setor automóvel" e a "falta de liquidez da empresa a partir de 2011", com o fim dos incentivos ao abate de viaturas, que restringiram a compra de automóveis.
 
Devido aos despedimentos, a marca veio a rescindir o contrato porque exigia um quadro mínimo de pessoal técnico que a empresa deixou de cumprir, por ser "economicamente incomportável". 
 
Uma financeira ligada à marca rescindiu também os contratos de crédito pendentes.
 
A próxima assembleia de credores está agendada para 5 de março, às 14:00 horas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Verificação Ulterior de Créditos - Ac. do TRP de 10-04-2014

Na ação administrativa de oposição à aquisição de nacionalidade portuguesa, a propor ao abrigo do disposto nos arts. 09.º, al. a) e 10.º da Lei n.º 37/81, de 03 de outubro [Lei da Nacionalidade] na redação que lhe foi introduzida pela Lei Orgânica n.º 2/2006, de 17 de abril, cabe ao Ministério Público o ónus de prova dos fundamentos da inexistência de ligação efetiva à comunidade nacional

Garantia bancária "on first demand"